Quatro dicas para escrever e-mails que vendem

O e-mail é uma mensagem direta ao seu lead, o que torna a ferramenta tão eficaz para o marketing. Apesar de muita gente achar que é coisa do passado, a verdade é que pesquisas e indicadores de métricas mostram que esse modelo de contato com o cliente ainda é um grande responsável por atrair novos clientes e divulgar seu produto ou serviço.

Como o e-mail é um contato pessoal, suas mensagens precisam se conectar com as pessoas com quem você está falando. Você precisa manter cada indivíduo envolvido com sua mensagem para que seu e-mail possa vender.

Aqui estão quatro maneiras de atrair uma pessoa para uma conversa na caixa de entrada:

  • Atraia os clientes com assuntos diretos e chamativos

O assunto é o início da conversa. É a sua primeira impressão na caixa de entrada e ajuda o leitor a decidir se vale a pena ler o seu e-mail ou não.

Existem várias maneiras de criar uma linha de assunto eficaz que atraia seu leitor. Faça uma pergunta ou provoque o conteúdo da sua mensagem com um jogo inteligente de palavras. Apenas certifique-se de que está relacionado ao conteúdo da sua mensagem – você não quer que seus leitores se arrependam de abrir a mensagem, porque eles não vão esquecer.

  • Conte uma história

As pessoas se relacionam melhor com as histórias do que com um discurso de vendas direto. As histórias são divertidas e dão a você e à sua empresa uma personalidade identificável.

Uma das histórias mais eficazes que você pode contar é sobre seus problemas – os problemas que o levaram a iniciar seu negócio ou lançar seu produto. Seu leitor provavelmente pode se relacionar com essas frustrações, e isso estabelece a clara necessidade de seus serviços ou o nicho para o qual você projetou seu produto.

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Uma história bem elaborada que se relacione com as dores e problemas comuns do seu leitor pode ser mais eficaz do que qualquer discurso de vendas.

  • Seja pessoal

Tornar-se pessoal anda de mãos dadas com a narrativa. As pessoas preferem comprar de outras pessoas, em vez de marcas impessoais.

Então vá em frente e fale sobre você para construir um relacionamento com seu público. Use uma série automatizada de acompanhamento para se apresentar e às pessoas que trabalham com você. Isso permite que seu leitor sinta que conhece as pessoas por trás da empresa que está em contato com ele.

O e-mail é uma conversa individual, e torná-la mais pessoal faz com que pareça mais natural.

  • Faça uma call to action clara e direta

Depois de abrir e ler sua mensagem, seu leitor precisa fazer algo com ela. O que você quer que eles façam? Essa é a sua call to action.

Uma call to action eficaz deve ser clara, mas não exigir muito do seu leitor. Pedir a alguém para “Comprar agora!” pode parecer desesperador e impedi-lo de fazer uma compra.

Em vez disso, construa uma conexão a partir do relacionamento estabelecido em seu e-mail. Simplifique o próximo passo: uma chamada para “Saiba mais” ou “Leia os benefícios” geralmente é mais atraente do que uma demanda para comprar quando ainda não estão prontos para tomar essa decisão. Chamadas para interagir com você nas redes sociais ou dar feedback sobre o seu serviço também podem obter uma boa resposta.

Em resumo: utilizar o e-mail de forma correta, com a abordagem direta mas sem desespero, pode lhe render boas vendas e aumentar sua interação com seus clientes. É importante trazer os clientes para perto de sua empresa, mesmo que eles ainda não tenham efetivamente comprado um produto ou serviço seu. Utilizando as táticas corretas, o e-mail pode ser um grande aliado nas suas vendas, mostrando que mesmo sendo uma forma de comunicação antiga, ela ainda é muito eficaz quando é abordada da maneira certa.

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