Equipes de vendas devem ter uma boa gestão estratégica, não só achando meios para vender mais, como utilizar ferramentas que analisem o resultado do setor constantemente, sendo fundamental trabalhas com métricas de vendas para isso.
Preparamos esse conteúdo para te explicar o que são as métricas de vendas e vários exemplos, deixando mais claro o que é possível desenvolver para aprimorar o trabalho de sua equipe e seus resultados, confira abaixo!
Indice de Navegação
O que são métricas de vendas?
As métricas de vendas são usadas para realizar análises sobre o resultado comercial alcançado pelo departamento, permitindo um entendimento objetivo sobre o cumprimento das metas, além de garantir uma visão clara de outros critérios do processo de vendas.
Assim, a empresa consegue enxergar onde é necessário realizar ajustes e consegue tomar decisões mais eficazes na hora de realizar adaptações nas estratégias para aumentar a performance do time de vendas.
Também chamados de indicadores ou KPIs (Key Performance Indicators), as métricas de vendas têm sido cada vez mais usadas por empresas com uma visão analítica que consideram dados concretos para responder perguntas amplas ou detalhadas que impactam nos resultados.
Elas são úteis para várias áreas relacionadas às vendas, trazendo informações importantes como a necessidade de realizar mais treinamentos na equipe, respostas mais diretas sobre oportunidades desperdiçadas, índice de conversão, receitas alcançadas, entre muitas outras.
Com as informações dessas métricas, tanto gestores como colaboradores conseguem estruturar estratégias mais certeiras na hora atingir metas em períodos mais curtos, como planejar ações que tragam resultados a longo prazo.
Exemplos de métricas de vendas e suas funções
Listamos aqui algumas métricas de vendas muito usadas, entre dezenas de opções que se adequam a diferentes cenários e necessidades das empresas.
Seu uso deve sempre ser baseado no tipo de análise que se deseja realizar e como ela pode contribuir para os objetivos definidos no planejamento da empresa. Veja algumas delas:
-
- Ticket Médio: auxilia na avaliação da média gasta pelos compradores ao longo de um período, avaliando a margem de lucro de produtos que fazem parte da conversão, sendo calculada pelo total faturado divido pelo número de pedidos realizados
-
- CAC (Custo de Aquisição por Cliente): mede o valor gasto para adquirir novos clientes, sendo encontrado através da soma de custos operacionais divididos pelo número de clientes compradores
-
- LTV (Lifetime Value): garante uma avaliação das estratégias usadas para atrair e reter clientes, sendo o total gasto por um consumidor enquanto ele se mantém ativo
-
- ROI (Retorno sobre Investimentos): mede o retorno das estratégias realizadas, sendo calculado ao dividir o lucro pelo montante investido para obtê-lo
-
- Taxa de conversão de colaborador: mede o nível de sucesso de vendas de cada membro da equipe considerando a quantidade de oportunidades totais atendidas em relação aos que geraram vendas
-
- Taxa de follow up: ajuda a entender quais pontos afetam negociações e o nível de assertividade da estratégia de vendas, encontrado ao analisar o número de contatos exigidos para realizar uma venda
Essas são somente alguns exemplos de métricas de vendas. Além de conhecer o que elas representam, é essencial saber quais as ideais para seu negócio e como utilizá-las. Para isso, sugiro que você conheça a Converte Vendas.
Com 20 anos de experiência especializada em marketing, vendas e CRM, o propósito da Converte Vendas é desenvolver vendedores para o máximo desempenho através de treinamentos personalizados e uma metodologia comprovada.
Saiba mais sobre as diferentes opções de treinamentos e seus módulos através de nosso site, para solicitar um contato para tirar suas dúvidas ou ainda confira mais conteúdos instrutivos como esse em nosso blog!