5 sinais de que sua equipe precisa de um treinamento de vendas

Existem alguns momentos onde é fácil identificar que há necessidade de oferecer um aprimoramento aos profissionais de vendas, tanto ao observarmos os resultados da empresa, quanto a própria motivação da equipe e outros fatores que citaremos a seguir.

Ainda que existam talentos em seu time, oferecer treinamentos de vendas é essencial para que eles se mantenham motivados e potencializem suas habilidades, aproveitando as técnicas ideais para cada momento do processo.

Para te ajudar a ter uma percepção melhor do que observar para analisar a produtividade dos colaboradores ou do departamento, confira abaixo 5 sinais de que sua equipe precisa de um treinamento de vendas!

 

1. Falta de planejamento e processos indefinidos

 

Se sua equipe não tem um entendimento claro de como agir diante de uma estratégia e suas etapas, perda de foco e processos que não fazem muito sentido, provavelmente seus colaboradores possuem dificuldade em compreender o planejamento e a estruturação do processo de vendas.

Isso é prejudicial para os resultados e atrapalha até mesmo na hora de analisar o desempenho individual de cada colaborador, enxergando seus pontos forte e fracos.

Assim, é importante realizar um treinamento para uma adequação clara de sua equipe ao que foi desenhado como melhores etapas a serem seguidas no planejamento de vendas, além de realizar uma análise para verificar a necessidade de aprimorar a jornada de compra.

 

2. A equipe não conhece bem o que vende

 

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De nada adianta a empresa ter bons produtos e serviços, se a equipe não conhece a fundo tudo o que eles podem oferecer e a melhor maneira de mostrar isso. Isso gera uma mão de obra incapacitada, com baixo poder de convencimento.

Os treinamentos ajudam a superar essa situação, garantindo que a equipe de vendedores atue como consultores especializados, mostrando o que sua empresa vende como a melhor alternativa para os clientes, aumentando a confiança gerada e a percepção de valor sobre sua marca.

 

3. Análises estão sendo feitas de forma incorreta

 

Quando os colaboradores atuam somente focados em vender e não possuem um conhecimento adequado em realizar análises de dados, muitas atitudes acabam sendo tomadas como um tiro no escuro, baseadas em “achismos”.

É essencial que eles tenham noções básicas de métricas de vendas para analisar melhores caminhos a tomar, seja nas etapas do processo, ou até mesmo para melhorar seu desempenho frente ao que estão desenvolvendo.

 

4. Altos níveis de desmotivação

 

O processo de vender nem sempre é fácil, oscilando entre bons momentos e outros mais desafiadores, onde metas nem sempre são alcançadas, gerando uma sensação de incapacidade no time e desmotivação generalizada.

Altos níveis de desmotivação podem ser percebidos pela performance dos vendedores, assim como pela maior dificuldade em tomar atitudes diferentes para driblar períodos difíceis, altos níveis de estresse, dentre outras características.

Um treinamento de vendas ajudará a equipe a lidar com mais motivação e criatividade ao enfrentar períodos onde é necessário traçar estratégias diferentes para driblar a baixa de vendas.

 

5. A equipe aplica muitos descontos nas vendas

 

Se você perceber que o índice de descontos está maior que o indicado, é sinal que sua equipe talvez esteja com dificuldade de gerar valor nos produtos, se tornando uma saída pouco efetiva para conseguir fechar vendas.

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O treinamento ajudará os vendedores a criar técnicas de vendas mais estruturadas e eficazes, aumentando sua confiança em oferecer soluções e se prepararem melhor na hora de agregar valor aos produtos, sem usar descontos de forma descontrolada, o que pode afetar diretamente a margem de lucro.

Esses são somente alguns dos sinais de que sua equipe precisa de um treinamento de vendas. Para ter uma percepção melhor sobre o assunto, conheça a Converte Vendas.

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