Tempo é dinheiro: Aumentando a eficiência na gestão do tempo e das tarefas em vendas

gestão do tempo nas vendas

Há pesquisas indicando que os vendedores gastam muito pouco tempo vendendo. Outros estudos mostram que eles gastam cerca de 35% de seu tempo total em vendas e o restante em tarefas administrativas e reuniões com pessoas que não são contatos ou clientes, ou seja, a gestão do tempo nas vendas é muito importante.

Em uma semana de trabalho de 40 horas, isso significa que cerca de 14 horas são dedicadas ao trabalho diretamente relacionado à venda. Para dobrar suas vendas, você pode dobrar o tempo gasto em tarefas relacionadas a vendas e ainda ter 12 horas para coisas que não estão diretamente envolvidas na venda.

Aqueles que desejam ter sucesso em vendas acharão fácil se forem disciplinados – e impossível se não forem. A gestão do tempo e das tarefas em vendas depende de um conjunto de disciplinas e rotinas.

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Por isso, o tempo é dinheiro. Então, neste artigo abordaremos como você pode administrar seu tempo para favorecer melhor o seu desempenho em seu negócio.

Gestão do tempo e das tarefas em vendas

Para conseguir administrar a gestão do tempo e das tarefas em vendas, você só precisa de um resultado para ter sucesso nas vendas: ganhar oportunidades. Mas ganhar esses negócios primeiro exige que você os crie. 

O processo de criação de oportunidades começa com uma reunião com seu cliente em potencial. Adquirir reuniões significa contato frio usando o telefone. Aqueles que evitam o telefone, terão poucas reuniões, poucas oportunidades e poucos negócios fechados.

Assim, a arte de administrar o tempo é baseada em algumas técnicas simples e comprovadas. Somente com a prática pode se tornar um hábito arraigado que pode produzir resultados de vendas surpreendentes.

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Organize-se

Organizar-se é o primeiro passo para uma gestão do tempo nas vendas. Vendedores altamente bem-sucedidos têm seus calendários marcados com um ano de antecedência.

  • Crie um organizador e programe suas tarefas de acordo com suas principais prioridades de vendas.
  • Liste as coisas para fazer. Minutos fazem uma hora, então insira seus planos para fazer as coisas no mínimo minuto. Três minutos para examinar as manchetes devem significar três minutos e não um minuto a mais.
  • Prepare um livro de registro do tempo gasto em atividades diárias. Insira as atividades de cada dia antes de dormir. Faça uma revisão semanal disso para descobrir onde você está gastando/perdendo seu tempo e distribua esse tempo extra para algo que valha a pena.
  • Eliminar atividades improdutivas.
  • Visualize seu plano de ação para o dia inteiro.
  • Faça isso após o treino da manhã ou na noite anterior
  • Delegue tarefas a outras pessoas para economizar tempo.

Coisas que podem ser feitas por seu assistente, subordinados, familiares ou outros devem ser entregues a eles. Recompense-os e elogie-os bem e eles se sentirão bem por receberem as responsabilidades de concluir uma tarefa, além de ganhar algo extra.

Não procrastine

Termine as coisas como e quando programado. Se possível, vença prazos, não tente apenas cumpri-los. Alguns executivos de vendas aceitam os trabalhos fáceis primeiro e mantêm os mais difíceis no final. 

Enfrente as tarefas difíceis primeiro. Você pode precisar realizar uma ou duas tarefas fáceis para se aquecer. Então você deve direcionar os trabalhos difíceis. Você ficará surpreso com o quão rápido eles são feitos quando levados à frente. Então você terá muito tempo para tarefas mais fáceis.

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Fique longe de pensamentos negativos e pessoas negativas é uma grande economia de tempo

Ambos podem consumir energia, reduzir a produtividade e consumir muito tempo. Após entrar no redemoinho de pensamentos negativos, levará um tempo considerável para sair dele. 

É absolutamente necessário alimentar apenas pensamentos positivos e bons. Também é aconselhável evitar a companhia de pessoas negativas e se misturar com pessoas positivas e otimistas. Evite pensamentos negativos e mantenha-se positivo.

Use seus tempos de inatividade ou espera de forma criativa

Como profissional de vendas, você provavelmente passa muito tempo em seu carro no trânsito para chegar ao seu próximo compromisso. Por que não aproveitar esse tempo para fazer ligações para seus clientes em potencial com a gestão do tempo nas vendas? 

gestão do tempo nas vendas
 

Todos nós esperamos nos semáforos, esperamos para encontrar os gerentes, esperamos a comida servida, esperamos que nossa secretária termine de preparar o relatório, esperamos nas filas para pagar as contas, etc. 

As dicas de economia de tempo acima são baseadas mais no bom senso. Existem outras dicas para economizar tempo e aumentar a produtividade que também são apoiadas por pesquisas sólidas.

A análise das curvas de crescimento de receita de profissionais de vendas bem-sucedidos revela que não é importante quanto tempo total eles gastam em atividades de vendas, e sim como eles alocam seu tempo. 

Os supervendedores de empresas de alto desempenho financeiro que trabalham para altos incentivos e opções de ações alocam 40% a mais de tempo para seus clientes em potencial e gastam de 3 a 4 horas adicionais em atividades de vendas de alto valor do que seus colegas em empresas de baixo desempenho financeiro. 

Uma pesquisa realizada por Watson Wyatt com 841 vendedores de 500 empresas com grandes equipes de vendas estabeleceu isso. Os representantes de vendas em empresas de sucesso concentram-se mais na identificação das necessidades dos clientes e passam mais tempo com os leads que conhecem.

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A pesquisa também estabelece que os vendedores de alto desempenho gastam menos tempo em trabalho administrativo – 30% menos do que os de baixo desempenho. O trabalho administrativo deve ser delegado ao pessoal administrativo, ao secretário, ou deve ser reduzido ao mínimo.

Tempo é tudo

A gestão do tempo nas vendas é tudo – a que horas fazer uma visita de vendas, a que horas fazer uma apresentação, quando falar, quando ouvir e quando fechar uma venda. 

Um vendedor e sucesso sabe que existe um momento apropriado para encontrar o CEO de uma empresa quando ele ou ela estaria relaxado e receptivo. Também há um momento apropriado para fechar uma venda sem permitir que ela se prolongue.

Há um tempo para tudo. Há tempo para trabalhar e tempo para descansar, assim como há tempo para falar e tempo para ficar calado. Esta é a essência da gestão do tempo.

Por isso, conte com a Converte Vendas para capacitar seus profissionais a irem mais longe com as vendas e para uma melhor gestão do tempo nas vendas. Vender é uma tarefa árdua, mas que pode recompensar seu time muito mais. 

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