Dicas de como otimizar o WhatsApp Business para seu negócio

Lançado em 2019, o WhatsApp Business chegou ao mercado com recursos e funcionalidades que visam auxiliar empresas a melhorarem sua interação com seus clientes e potencializar suas vendas através do uso do aplicativo. A companhia relatou que diversas empresas já manifestaram o quanto o WhatsApp Business ajudou a crescer os números de suas vendas, chegando a atingir porcentagens significativas dentro da receita das mesmas.

 

Por isso, é importante saber otimizar todas esses recursos que a plataforma oferece, pois assim é possível oferecer uma experiência completa para o cliente, além de uma organização interna que vai ajudar a sua empresa a direcionar o atendimento, personalizar a abordagem aos seus clientes e poder oferecer um serviço de venda mais robusto, atraindo atenção e gerando valor para seus serviços e/ou produtos.

 

Dito isso, temos aqui algumas dicas simples, porém super úteis, para potencializar o aplicativo como um forte aliado do seu negócio:

 

Etiquetas: utilizando este recurso, você poderá organizar e encontrar facilmente as conversas e mensagens da sua empresa utilizando etiquetas. Existem etiquetas com diferentes cores ou nomes para identificar conversas ou mensagens dentro de uma conversa.

Etiquetas - Como usar o WhatsApp Business Dicas e truques secretos

Você pode criar até 20 etiquetas da seguinte forma:

  • Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Configurações no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app.
  • Agora selecione a opção de Ferramentas comerciais > Etiqueta > Adicionar nova etiqueta.
  • Nesse momento, você deverá inserir um novo nome para a etiqueta criada, toque em Salvar para guardar as informações.

 

Outra opção de adicionar etiquetas é deslizando a aba Conversas para baixo e tocar na opção Etiquetas e, em seguida, Adicionar nova etiqueta. Repita o processo anterior e salve para guardar as alterações.

Leia Também:  Quais as vantagens das propostas comerciais personalizadas?

 

Catálogo: se você trabalha com produtos alimentícios, ferramentas ou qualquer outra material que necessite de uma divulgação a parte, você pode criar um catálogo para exibir e compartilhar produtos e serviços com seus clientes.

Catálogos - Como usar o WhatsApp Business Dicas e truques secretos

 

Essa dica do WhatsApp Business é excelente para vendedores. Confira como fazer:

  • Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Mais Opções no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app e, em seguida, toque em Ferramentas comerciais.
  • Em Ferramentas comerciais, toque em Catálogo e, então, Adicionar item.
  • Você pode inserir foto, nome do produto, valor, descrição e, em adicionar mais campos, adicionar links e códigos do item.
  • Confirme sua modificação e compartilhe com seus clientes.

 

Com essa ferramenta ainda é possível carregar no máximo 500 tipos diferentes de produtos, sendo que cada produto ou serviço pode incluir um título, foto, preço, descrição, código do produto e link para o produto em seu site ou página de rede social. Também é possível compartilhar links do catálogo em conversas do WhatsApp com seus clientes.

 

Utilizando as mensagens automáticas: dentro do WhatsApp Business você pode personalizar mensagens e programar seu envio, para que seja feito automaticamente. Dessa forma, não é preciso estar online no horário em que deseja enviar a mensagem, basta deixa-la agendada.

  • Configure mensagens de ausência para os clientes que entrarem em contato fora do seu horário de atendimento.
  • Programe as mensagens de saudação para novos clientes que entrarem em contato (isso funciona quando um número que você não tem salvo na agenda manda mensagem para o seu WhatsApp).

 

Assim, através dessa funcionalidade você pode aproveitar para deixar seus clientes sempre informado e divulgar as novidades da sua empresa de forma facilitada.

Leia Também:  Vendas em multicanal: como funcionam e quais as vantagens B2B?

 

Essas foram algumas dicas de otimização dessa poderosa ferramenta que pode ajudar muito a alavancar suas vendas e construir um relacionamento mais sólido com seus clientes. Existem diversos outros recursos dentro do aplicativo que podem fornecer uma experiência completa para ambos os lados, por isso consideramos que hoje é indispensável que seu negócio utilize o WhatsApp Business para lhe auxiliar no dia a dia e fazer você vender de forma mais precisa.

                                                                           

 

Compartilhar esse Conteúdo

Converte Virtual

Este treinamento é para você que busca aprimorar suas técnicas em um novo ambiente de vendas híbrido, que traz as tecnologias digitais e as interações presenciais com a metodologia CONECTE de relacionamento com seus clientes.

Converte Valor

Este treinamento é para a sua equipe implementar estratégias em um processo de vendas organizado. Suportado pela metodologia exclusiva CONECTE, que vai posicionar seus vendedores como consultores de valor.

Converte Projetos

Este treinamento é personalizado para a capacitação da sua equipe de acordo com consultoria em que vamos coletar informações sobre seus objetivos, processos, oportunidades e desafios. Nossa meta é gerar a melhor experiência para sua marca.

Converte Liderança

No treinamento Converte Liderança preparamos os líderes para desenvolver novos modelos de trabalho em um mercado cada vez mais competitivo e mutante. Nossa metodologia capacita líderes de vendas em novos tempos, alinhando competências, processos otimizados e sistemas digitais.