Lançado em 2019, o WhatsApp Business chegou ao mercado com recursos e funcionalidades que visam auxiliar empresas a melhorarem sua interação com seus clientes e potencializar suas vendas através do uso do aplicativo. A companhia relatou que diversas empresas já manifestaram o quanto o WhatsApp Business ajudou a crescer os números de suas vendas, chegando a atingir porcentagens significativas dentro da receita das mesmas.
Por isso, é importante saber otimizar todas esses recursos que a plataforma oferece, pois assim é possível oferecer uma experiência completa para o cliente, além de uma organização interna que vai ajudar a sua empresa a direcionar o atendimento, personalizar a abordagem aos seus clientes e poder oferecer um serviço de venda mais robusto, atraindo atenção e gerando valor para seus serviços e/ou produtos.
Dito isso, temos aqui algumas dicas simples, porém super úteis, para potencializar o aplicativo como um forte aliado do seu negócio:
Etiquetas: utilizando este recurso, você poderá organizar e encontrar facilmente as conversas e mensagens da sua empresa utilizando etiquetas. Existem etiquetas com diferentes cores ou nomes para identificar conversas ou mensagens dentro de uma conversa.
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Você pode criar até 20 etiquetas da seguinte forma:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Configurações no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app.
- Agora selecione a opção de Ferramentas comerciais > Etiqueta > Adicionar nova etiqueta.
- Nesse momento, você deverá inserir um novo nome para a etiqueta criada, toque em Salvar para guardar as informações.
Outra opção de adicionar etiquetas é deslizando a aba Conversas para baixo e tocar na opção Etiquetas e, em seguida, Adicionar nova etiqueta. Repita o processo anterior e salve para guardar as alterações.
Catálogo: se você trabalha com produtos alimentícios, ferramentas ou qualquer outra material que necessite de uma divulgação a parte, você pode criar um catálogo para exibir e compartilhar produtos e serviços com seus clientes.
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Essa dica do WhatsApp Business é excelente para vendedores. Confira como fazer:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Mais Opções no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app e, em seguida, toque em Ferramentas comerciais.
- Em Ferramentas comerciais, toque em Catálogo e, então, Adicionar item.
- Você pode inserir foto, nome do produto, valor, descrição e, em adicionar mais campos, adicionar links e códigos do item.
- Confirme sua modificação e compartilhe com seus clientes.
Com essa ferramenta ainda é possível carregar no máximo 500 tipos diferentes de produtos, sendo que cada produto ou serviço pode incluir um título, foto, preço, descrição, código do produto e link para o produto em seu site ou página de rede social. Também é possível compartilhar links do catálogo em conversas do WhatsApp com seus clientes.
Utilizando as mensagens automáticas: dentro do WhatsApp Business você pode personalizar mensagens e programar seu envio, para que seja feito automaticamente. Dessa forma, não é preciso estar online no horário em que deseja enviar a mensagem, basta deixa-la agendada.
- Configure mensagens de ausência para os clientes que entrarem em contato fora do seu horário de atendimento.
- Programe as mensagens de saudação para novos clientes que entrarem em contato (isso funciona quando um número que você não tem salvo na agenda manda mensagem para o seu WhatsApp).
Assim, através dessa funcionalidade você pode aproveitar para deixar seus clientes sempre informado e divulgar as novidades da sua empresa de forma facilitada.
Essas foram algumas dicas de otimização dessa poderosa ferramenta que pode ajudar muito a alavancar suas vendas e construir um relacionamento mais sólido com seus clientes. Existem diversos outros recursos dentro do aplicativo que podem fornecer uma experiência completa para ambos os lados, por isso consideramos que hoje é indispensável que seu negócio utilize o WhatsApp Business para lhe auxiliar no dia a dia e fazer você vender de forma mais precisa.