Lançado em 2019, o WhatsApp Business chegou ao mercado com recursos e funcionalidades que visam auxiliar empresas a melhorarem sua interação com seus clientes e potencializar suas vendas através do uso do aplicativo. A companhia relatou que diversas empresas já manifestaram o quanto o WhatsApp Business ajudou a crescer os números de suas vendas, chegando a atingir porcentagens significativas dentro da receita das mesmas.
Por isso, é importante saber otimizar todas esses recursos que a plataforma oferece, pois assim é possível oferecer uma experiência completa para o cliente, além de uma organização interna que vai ajudar a sua empresa a direcionar o atendimento, personalizar a abordagem aos seus clientes e poder oferecer um serviço de venda mais robusto, atraindo atenção e gerando valor para seus serviços e/ou produtos.
Dito isso, temos aqui algumas dicas simples, porém super úteis, para potencializar o aplicativo como um forte aliado do seu negócio:
Etiquetas: utilizando este recurso, você poderá organizar e encontrar facilmente as conversas e mensagens da sua empresa utilizando etiquetas. Existem etiquetas com diferentes cores ou nomes para identificar conversas ou mensagens dentro de uma conversa.
Você pode criar até 20 etiquetas da seguinte forma:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Configurações no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app.
- Agora selecione a opção de Ferramentas comerciais > Etiqueta > Adicionar nova etiqueta.
- Nesse momento, você deverá inserir um novo nome para a etiqueta criada, toque em Salvar para guardar as informações.
Outra opção de adicionar etiquetas é deslizando a aba Conversas para baixo e tocar na opção Etiquetas e, em seguida, Adicionar nova etiqueta. Repita o processo anterior e salve para guardar as alterações.
Catálogo: se você trabalha com produtos alimentícios, ferramentas ou qualquer outra material que necessite de uma divulgação a parte, você pode criar um catálogo para exibir e compartilhar produtos e serviços com seus clientes.
Essa dica do WhatsApp Business é excelente para vendedores. Confira como fazer:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business e toque em Mais Opções no ícone de três pontos verticais na tela inicial do app e, em seguida, toque em Ferramentas comerciais.
- Em Ferramentas comerciais, toque em Catálogo e, então, Adicionar item.
- Você pode inserir foto, nome do produto, valor, descrição e, em adicionar mais campos, adicionar links e códigos do item.
- Confirme sua modificação e compartilhe com seus clientes.
Com essa ferramenta ainda é possível carregar no máximo 500 tipos diferentes de produtos, sendo que cada produto ou serviço pode incluir um título, foto, preço, descrição, código do produto e link para o produto em seu site ou página de rede social. Também é possível compartilhar links do catálogo em conversas do WhatsApp com seus clientes.
Utilizando as mensagens automáticas: dentro do WhatsApp Business você pode personalizar mensagens e programar seu envio, para que seja feito automaticamente. Dessa forma, não é preciso estar online no horário em que deseja enviar a mensagem, basta deixa-la agendada.
- Configure mensagens de ausência para os clientes que entrarem em contato fora do seu horário de atendimento.
- Programe as mensagens de saudação para novos clientes que entrarem em contato (isso funciona quando um número que você não tem salvo na agenda manda mensagem para o seu WhatsApp).
Assim, através dessa funcionalidade você pode aproveitar para deixar seus clientes sempre informado e divulgar as novidades da sua empresa de forma facilitada.
Essas foram algumas dicas de otimização dessa poderosa ferramenta que pode ajudar muito a alavancar suas vendas e construir um relacionamento mais sólido com seus clientes. Existem diversos outros recursos dentro do aplicativo que podem fornecer uma experiência completa para ambos os lados, por isso consideramos que hoje é indispensável que seu negócio utilize o WhatsApp Business para lhe auxiliar no dia a dia e fazer você vender de forma mais precisa.