Passo a passo para criar uma estratégia de vendas para sua empresa

Em um mercado de alta concorrência com outros negócios oferecendo produtos de qualidade e com preços competitivos, é essencial criar uma estratégia de vendas eficiente para fechar mais negócios e se destacar.

Explicamos nesse conteúdo um passo a passo para estruturar a sua estratégia de vendas com práticas claras que possibilitam alcançar seus objetivos de forma planejada, investindo tempo e atenção no que é realmente essencial. Confira abaixo!

 

Entenda o que é uma estratégia de vendas

 

Uma boa estratégia de vendas considera passos pré-definidos que preparam sua equipe para chegar nas metas e objetivos mais importantes, entendendo profundamente sobre seus produtos e os oferecendo para as pessoas certas.

Esse processo exige ter uma visão clara das etapas ideais, usar técnicas para colocá-los em prática e conhecimento profundo sobre seu público, dentre outros fatores que vamos descrever.

Confira abaixo os principais passos para que sua estratégia de vendas foque no que realmente importa!

 

1. Conheça seu público-alvo a fundo

 

Para que sua estratégia de vendas funcione, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo, suas preferências, onde ele está e qual seu comportamento de compra. O perfil da “buyer persona” deve sempre ser baseado em dados para evitar erros que te afastam das vendas.

Garanta a participação de pessoas das equipes que tenham contato com o público e o histórico de compras já existente, para traçar o perfil daqueles que já compraram na empresa.

Leia Também:  Como planejar uma reunião de vendas de forma assertiva

 

2. Analise sua concorrência

 

Além de conhecer bem seu público-alvo, é essencial saber quem são seus concorrentes e o que eles oferecem. Realize um estudo do que ela oferece, como ela oferece e quais os possíveis resultados das estratégias que eles utilizam.

benchmarking envolve uma análise de comunicação, preços, atendimento, qualidade dos produtos e uma comparação honesta de tudo isso com o que sua empresa também pratica, enxergando seus pontos fortes e fracos para que sua estratégia de vendas seja mais completa e assertiva.

 

3. Tenha objetivos claros no negócio

 

Os objetivos são os principais norteadores do que você quer conquistar em uma estratégia de vendas. Assim, defina-os de forma detalhada e focada em pontos específicos, lembrando sempre que eles devem mensuráveis.

Pense que eles devem desafiar a equipe sem deixar de ser realistas, baseados no que é possível alcançar considerando as capacidades e características atuais do negócio.

 

4. Alinhe a estratégia de comunicação e vendas

 

A partir das etapas anteriores, já é possível identificar o melhor caminho para realizar a oferta de seus produtos considerando a melhor abordagem e os pontos fracos que devem ser trabalhos, oferecendo exatamente o que seu público busca com a melhor experiência possível.

Isso pode envolver adaptações de atendimento, novos canais de comunicação, descontos e formas de pagamento atrativas ou qualquer outro critério que ajude no processo de fechar mais vendas.

 

5. Encontre meios de impulsionar a geração de demanda

 

Além de estruturar como os produtos devem ser ofertados, é essencial garantir que haja demanda de compra. Existem muitos meios de fazer isso, principalmente investindo em comunicação que atinja os clientes potenciais.

Leia Também:  6 gatilhos mentais que você deve usar em seus e-mails

O marketing é essencial, independente dos canais usados. A criação de funis de venda também é parte desse processo, onde o público seja nutrido com conteúdos relevantes para a captação de possíveis compradores.

Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas nesse passo, além de outras etapas para estruturar sua estratégia de vendas envolvendo sua equipe interna, treinamentos e capacitação, bem como acompanhamento de métricas durante todo o percurso e muito mais.

Para ter uma visão completa e consolidada de como chegar na estratégica de vendas ideal para sua empresa, conheça a Converte Vendas.

Com 20 anos de experiência especializada em marketing, vendas e CRM, o propósito da Converte Vendas é desenvolver vendedores para o máximo desempenho através de treinamentos personalizados e uma metodologia comprovada.

Confira mais sobre as diferentes opções de treinamentos e seus módulos através de nosso site, para solicitar um contato para tirar suas dúvidas ou ainda confira mais conteúdos instrutivos como esse em nosso Blog!

Compartilhar esse Conteúdo

Converte Virtual

Este treinamento é para você que busca aprimorar suas técnicas em um novo ambiente de vendas híbrido, que traz as tecnologias digitais e as interações presenciais com a metodologia CONECTE de relacionamento com seus clientes.

Converte Valor

Este treinamento é para a sua equipe implementar estratégias em um processo de vendas organizado. Suportado pela metodologia exclusiva CONECTE, que vai posicionar seus vendedores como consultores de valor.

Converte Projetos

Este treinamento é personalizado para a capacitação da sua equipe de acordo com consultoria em que vamos coletar informações sobre seus objetivos, processos, oportunidades e desafios. Nossa meta é gerar a melhor experiência para sua marca.

Converte Liderança

No treinamento Converte Liderança preparamos os líderes para desenvolver novos modelos de trabalho em um mercado cada vez mais competitivo e mutante. Nossa metodologia capacita líderes de vendas em novos tempos, alinhando competências, processos otimizados e sistemas digitais.